quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Quem foi - Jane Austen

Olá leitores. Como vão?
Na coluna "Quem foi" dessa semana, vamos falar da autora Jane Austen.
Por ter um conhecimento  mínimo da autora, resolvi estudá-lá um pouco hoje. 
Por isso, não poderei expressar muitas opiniões, já que não conheço nenhum de seus trabalhos.



A Autora


Nascida em Steventon, Hampshire ( 16 de dezembro de 1775 – Winchester18 de julho de 1817) filha de  George Austen e Cassandra, Jane Austen  foi uma grande Romantista.
É considerada a maior escritora de todos os tempos, de acordo com sua jornada de vida que arrasta milhões de fãs por todo o mundo e encanta a todos com sua literatura épica.
Entre 1782 e 1784, os Austen fizeram representações teatrais na reitoria de Steventon, que entre 1787-1788 foram mais elaboradas graças à colaboração de sua prima.
Nos anos posteriores a 1787, Jane Austen escreveu, para o divertimento de sua família, Juvenilia, que inclui diversas paródias da literatura da época.
Não há provas de que Jane foi cortejada por ninguém, apesar de um breve amor juvenil com Thomas Lefroy (parente irlandês de uma amiga de Austen), aos 20 anos. Em janeiro do ano seguinte, 1796, escreveu a sua irmã dizendo que tudo havia terminado, pois ele não podia casar por motivos econômicos. Pouco depois, uma tia de Lefroy tentou aproximar Jane do reverendo Samuel Blackall, mas ela não estava interessada.



Obras


Suas obras mais conhecidas são: Persuasão, Orgulho e Preconceito, Emma, entre outros que apaixonaram vários leitores. 

PersuasãoO enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth.
O livro recebeu várias adaptações para televisão.
Austen escreveu Persuasão durante o período em que esteve enferma, enfermidade esta que resultou em sua morte, dando margem a um romance mais curto e menos elaborado.

Orgulho e preconceito - O livro conta a vida de Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província.

Emma - Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província.


As sinopses dessa matéria foram retiradas
do Skoob.  


E aí, se animaram para conhecer as obras da autora?? 
Então corram lá. 


Uma ótima leitura. 
Beijos,  Niki.

3 comentários:

  1. Também não li nada dela ainda, mas Orgulho e preconceito está na minha meta para 2013.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum livro da Jane Austen, mas vejo muitos comentários (inclusive, dei de presente Orgulho e Preconceito para minha amiga) sobre suas obras, o que me deixa curiosa para ler, vou adotar alguma obra dela na minha listinha, rs. Bjs, www.alanahomrich.blogspot.com.br!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muuuito de ler Jane Austen, e a história de vida dela eu acho muito interessante!
    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...