segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Quem foi - Monteiro Lobato?

Boa tarde pessoal. Tudo bem com vocês ?
Hoje é dia de estrear uma coluna aqui no blog.
A coluna chama Quem foi. 
Vai funcionar da seguinte forma, uma vez por mês ou quinzena (ainda não me decidi), vou vim aqui trazer para vocês uma pequena biografia e um pouco de suas obras de  um grande autor(a) que, infelizmente já não esta mais conosco.

Para abrir com chave de ouro essa coluna, vamos falar hoje de Monteiro Lobato. Brilhante, não?





Todos sabemos que Monteiro Lobato foi quem escrever aqueles fantásticos livros de O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que mais tarde, viraram série na televisão e que cativaram milhares de fãs.
Os personagens principais dessas aventuras eram: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Dona BentaTia NastáciaTio Barnabé, entre outros personagens que deixavam a obra de Monteiro ainda melhor.

A obra tem atravessado gerações e é uma das mais amadas da literatura infanto-juvenil brasileira. O primeiro livro da série foi publicado em Dezembro de 1920.


A primeira adaptação para a televisão foi exibida de 3 de junho de 1952 a 1962, na TV Tupi, ao vivo, no programa Teatro Escola de São Paulo, criado por Júlio Gouveia e Tatiana Belinky. A história escolhida para inaugurar o programa foi A Pílula Falante, um dos capítulos do livro Reinações de Narizinho.

Em 1964, a atriz e diretora Lúcia Lambertini trouxe a série para a TV Cultura de São Paulo. Ela foi produzida durante seis meses mas não repetiu o sucesso alcançado na TV Tupi. 

Em 12 de dezembro de 1967, Júlio Gouveia e Tatiana Belinky traziam o Sítio de volta à TV, agora pela TV Bandeirantes.A série ganhava o cenário de um sítio de verdade e ganhava um tema de abertura assinado por Salatiel Coelho.A série ficou no ar por dois anos, até 1969.

A adaptação mais conhecida e exportada para o mundo todo foi a da Rede Globo, de 7 de março de 1977 a 31 de janeiro de 1986, sobretudo para países de língua portuguesa. Os bonecos eram todos brasileiros criados por Rui de Oliveira e Marie Louise Neri. A trilha sonora foi dirigida por Dori Caymmi e era formada por temas essencialmente nacionais, ressaltando a mitologia e o folclore. Destaca-se a música tema da abertura composta por Gilberto Gil, "Sítio do Picapau Amarelo".





José Bento Renato Monteiro Lobato ou apenas Monteiro Lobato, como era melhor conhecido, nasceu em Taubaté no dia 18 de abriu de 1882.
 Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.
Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.
Infelizmente, no ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.


Com certeza, Monteiro Lobato passou por vários apuros em sua vida, contando com a morte de dois filhos, entre outras que o abalaram.
Mesmo assim, conseguiu deixar para nós o melhor da literatura infanto-juvenil. 

Sua mais conhecida obra, Sitio do Pica-Pau Amarelo, ainda encanta crianças e adultos por todo o mundo. 
Quem ai que já não acordou cedinho e foi para o sofá assistir Sitio do Pica-Pau Amarelo, e então, cantou junto a musica de abertura? Marmelada de banana, bananada de goiaba, Goiabada de marmelo, Sítio do Pica-Pau amarelo, Sítio do Pica-Pau amarelo, Boneca de pano é gente, sabugo de milho é gente, O sol nascente é tão belo, Sítio do Pica-Pau amarelo, Sítio do Pica-Pau amarelo ♫♫...

Assumo que fazia isso todas manhãs .
E você?? Ainda não leu nada do Monteiro Lobato? Não acredito. Pois está perdendo uma grande chance de viajar sem ter que pagar nada para o sítio da felicidade. 
Vá agorinha mesmo, peça emprestado da sua biblioteca e leia já.

E se você já leu, deixe nos comentários o que acha dessa grande obra que Monteiro Lobato nos deixou. 

Uma ótima leitura. 

Beijos, Niki.

Datas e pontos históricos dessa matéria foi retirada do site sua pesquisa e wikipédia.





2 comentários:

  1. Li todos os livros do sítio durante minha infância/adolescência. Eu era totalmente encantada pela Emília.
    Desde de pirralha eu gostava mais dos livros do que das adaptações para a tela, então nunca fui muito apegada à série que passava tds as manhãs.
    A última adaptação que passou na globo, eu vi com olhos beeem críticos, eu já era bem grandinha e não gostava daquelas mudanças todas.
    Os livros são ótimos, agora com meus 23 anos eu estou em busca da coleção do sítio para comprar, mas ainda tá fora do orçamento. hehehe

    ResponderExcluir
  2. Oi Nik, antes de tudo: Ficou lindo o layout novo, parabéns :D

    Nunca li nada dele assim a fundo mesmo, só textos soltos e nem precisa dizer que gostei né HAUHAUAH sou louco por infanto juvenil, e ano que vem certamente irei procurar as obras dele, ALO SUBMARINO FAZ PROMO AÍ kkkkkk.

    Abraços

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...